Crosslinking
Ceratocone: conheça as causas, os sintomas e os tratamentos disponíveis
O ceratocone é uma doença degenerativa da córnea que faz com que ela fique cada vez mais fina. Com isso, o olho assume uma forma de cone. Sendo a córnea a principal lente de foco do olho, qualquer alteração desta resulta na projeção de uma imagem distorcida na retina. Entre os tratamentos disponíveis estão o Implante de Anel de Ferrara e o Crosslinking.
Devido a diminuição da capacidade visual, o ceratocone acaba envolvendo uma baixa qualidade de vida. A medida em que a doença avança, o cone fica mais acentuado, fazendo com que a visão fique mais embaçada e distorcida. A forma irregular da córnea faz com que os pacientes com ceratocone fiquem geralmente muito míopes e com grau elevado de astigmatismo que não pode ser corrigido com óculos.
Tratamento do ceratocone com crosslinking
A córnea é a superfície transparente que cobre a parte frontal do olho. Ela é composta por milhões de camadas que são ligadas entre si para manter a sua forma. Certas condições, como o ceratocone, podem enfraquecer as ligações entre essas camadas da córnea e alterar sua forma. Isso leva a uma visão distorcida que piora ao longo do tempo.
O procedimento conhecido como crosslinking é um tratamento simples e minimamente invasivo que pode parar a progressão do ceratocone e condições semelhantes. Embora o crosslinking não possa reverter a distorção, ele pode evitar alterações futuras. Estudos têm demonstrado que o crosslinking preserva a visão e evita a necessidade de um transplante de córnea.
O procedimento crosslinking começa com a aplicação de gotas sobre a córnea de uma solução chamada riboflavina (vitamina B2). Uma vez que a córnea foi saturada com esta solução, uma quantidade adequada de luz especial ativa a riboflavina. Este processo fortalece e estabiliza as ligações antes fracas entre as camadas da córnea, proporcionando um aumento da resistência do colágeno corneano.
Indicado especialmente para ceratocone, o Crosslinking também pode oferecer resultados onde o reforço da córnea se faça necessário, tais como: após implante de Anel de Ferrara, transplante de córnea, cirurgias incisionais e ceratopatias bolhosas com dor ocular.
Ficou interessado neste serviço?
Clique no botão abaixo, preencha o formulário e aguarde nosso retorno.
Fale conosco no WhatsApp