Soluções

Degeneração Macular – DMRI

A DMRI – ou degeneração macular relacionada à idade – é reconhecida como uma das principais causas de cegueira no mundo

A degeneração macular relacionada à idade resulta de danos causados à mácula, área central da retina, necessária para formar a visão. Dentre as manifestações clínicas, os pacientes se queixam de visão borrada ou escurecida, distorcida ou embaçada, linhas onduladas e manchas cegas no campo de visão, no entanto, algumas pessoas não observam mudanças precoces se um dos olhos não estiver acometido pela doença. A DMRI pode ocorrer de duas formas: seca ou úmida.

DMRI seca

A DMRI seca (ou atrófica, exsudativa, ou não vascular) é a mais comum (90% dos casos). Nesta forma, as células da mácula começam a atrofiar devido ao acúmulo anormal de depósitos extracelulares de cor amarelada, denominado drusas, no epitélio pigmentar da retina. Como consequência, ocorre a atrofia e degeneração macular, as quais causam uma baixa visual na região central.

DMRI úmida

ADMRI úmida é a mais grave, podendo levar o paciente à cegueira caso não seja tratada. Nesta forma, observa-se o desenvolvimento de vasos sanguíneos anormais ou próximos da mácula, formando a chamada membrana neovascular subretiniana. Em alguns casos, estes vasos podem vazar, formando também um tecido cicatricial. Com a evolução da doença, é possível perceber a formação de pontos ou manchas escuras no campo visual central.

A DMRI está relacionada ao envelhecimento da retina. Seu início e evolução podem estar ligados a fatores genéticos, hipermetropia, hipertensão arterial, diabetes, tabagismo, obesidade ou dieta pobre em frutas e hortaliças. Além disso, a exposição prolongada à luz UV também pode causar danos.

Exames

Dentre os exames mais precisos para o diagnóstico e acompanhamento da DMRI, está a tomografia de coerência óptica – OCT. A partir deste exame, que captura imagens de áreas da retina, o médico consegue analisar o estado da mácula e monitorar a resposta da DMRI aos tratamentos propostos. Além do OCT, o médico também pode realizar outros exames, como o mapeamento de retina.

Com o aumento da longevidade, a DMRI está se tornando um sério problema de saúde. Atualmente, a incidência de degeneração macular relacionada à idade ocorre com mais frequência em pessoas acima dos 50 anos, mas os casos aumentam significativamente em pessoas a partir dos 75 anos (cerca de 8%).

Embora os tratamentos não recuperem a visão perdida, muito pode ser feito para aumentar a visão remanescente.

A Clínica Balestro está localizada na cidade de Estrela, Rio Grande do Sul. Somos especialistas em saúde e rejuvenescimento visual. Oferecemos serviços de excelência para nossos clientes através de nossos médicos e equipe altamente qualificados. Estamos preparados para esclarecer suas dúvidas e cuidar da sua saúde visual.

Ficou interessado neste serviço?

Clique no botão abaixo, preencha o formulário e aguarde nosso retorno.

Fale conosco no WhatsApp

BLOG BALESTRO

Conteúdos ricos sobre oftalmologia

20 de março, 2025

Saiba como preservar a saúde dos seus olhos no outono

No mês de março, acontece o encerramento do verão e o início do Outono. Essa estação traz consigo os ventos, a redução d

13 de março, 2025

Retinopatia Diabética: A maior causadora de cegueira em pacientes em idade laboral

Você sabia que a diabetes pode comprometer e reduzir a capacidade da nossa visão? Sim, a doença pode atacar a retina - e

6 de março, 2025

Vista cansada tem correção?

Certamente você conhece alguém que precisa afastar o jornal e "apertar" os olhos para conseguir ler melhor, não é mesmo?