Soluções

Descolamento de Retina

O descolamento de retina acontece quando as camadas da retina se separam

A retina é a camada de nervos que cobre a parte posterior do olho. Sua função é sentir a luz e criar os impulsos elétricos que são enviados por meio do nervo óptico para o cérebro. Assim, é ela quem recebe e processa tudo o que vemos, como se fosse o filme de uma máquina fotográfica, e é através dos cones e bastonetes (células fotorreceptoras) que a visão é formada. Quando alguma parte da retina se separa, ela não pode mais enviar sinais para o cérebro e, se este descolamento não for tratado, a visão pode ser seriamente afetada.

Sintomas da visão

O descolamento de retina é considerado uma emergência ocular que requer atenção médica imediata. Ele pode ocorrer de duas formas: descolamento periférico de retina ou descolamento na área macular. No primeiro caso, poderá surgir uma sombra na visão lateral. No segundo caso, uma perda da visão central. Independentemente da situação, exames de rotina devem ser realizados.

Visão com descolamento de retina

Causas

A ruptura retiniana afeta uma a cada 10 mil pessoas ao ano e em aproximadamente 10% dos casos é bilateral (nos dois olhos). Suas principais causas são a tração vitreorretiniana e a degeneração retiniana periférica, além do acúmulo de líquido sob a retina, que causa a perda progressiva do campo de visão, até acometer a mácula e determinar a perda visual central.

Tratamentos

Grande parte dos descolamentos de retina requerem procedimento cirúrgico para o seu reposicionamento. Entre os métodos utilizados estão a retinopexia (com ou sem vitrectomia posterior associada), laser, crioterapia (congelamento) e introflexão escleral.

O método a ser utilizado irá depender do tipo e tamanho do descolamento, o que será determinado pelo médico. Em alguns casos, o descolamento pode lesar a retina, fazendo com que alguns pacientes não recuperem sua visão perfeita. Assim, a qualidade da visão após o procedimento cirúrgico dependerá, também, do quanto esta já foi afetada pelo descolamento.

Assim como a retinopatia diabética, o descolamento de retina, o glaucoma, a degeneração macular e outros podem afetar a sua retina e a sua visão. Estas condições exigem um acompanhamento médico imediato para que sejam reduzidas as possibilidades de danos e se faça um tratamento adequado.

A Clínica Balestro está localizada na cidade de Estrela, Rio Grande do Sul. Somos especialistas em saúde e rejuvenescimento visual. Oferecemos serviços de excelência para nossos clientes através de nossos médicos e equipe altamente qualificados. Estamos preparados para esclarecer suas dúvidas e cuidar da sua saúde visual.

Ficou interessado neste serviço?

Clique no botão abaixo, preencha o formulário e aguarde nosso retorno.

Fale conosco no WhatsApp

BLOG BALESTRO

Conteúdos ricos sobre oftalmologia

20 de março, 2025

Saiba como preservar a saúde dos seus olhos no outono

No mês de março, acontece o encerramento do verão e o início do Outono. Essa estação traz consigo os ventos, a redução d

13 de março, 2025

Retinopatia Diabética: A maior causadora de cegueira em pacientes em idade laboral

Você sabia que a diabetes pode comprometer e reduzir a capacidade da nossa visão? Sim, a doença pode atacar a retina - e

6 de março, 2025

Vista cansada tem correção?

Certamente você conhece alguém que precisa afastar o jornal e "apertar" os olhos para conseguir ler melhor, não é mesmo?